LUMA GUERRA
Arquitetura Feminina
O Arquitetura Feminina é um estudo de design para intervenção urbana em Brasília que apresentei como projeto de conclusão de curso na minha formação de Publicidade e Propaganda.
O estudo parte de um primeiro ponto, a capital. O projeto do plano piloto foi feito para as pessoas se deslocarem principalmente de carro, devido aos bairros setorizados e longos trechos, o que reduz a possibilidade de contato entre as pessoas e a noção de inserção no próprio espaço da cidade como um lugar a ser vivido. Esse processo se agrava ainda mais pela falta de ocupação pública, proporcionada por diversas problemáticas locais, como a lei do silêncio. Nesse contexto, busquei identificar os principais signos e elementos de Brasília e representá-los em uma intervenção urbana, afim de causar no espectador a reflexão de estar inserido em sua própria cidade.
O corpo que preencheria essa ocupação na cidade seria feminino, por algumas questões. Primeiramente, as formas arquitetônicas locais, desenvolvidas por Oscar Niemeyer e outros artistas, são repletas de curvas que se inspiram e nos remetem ao corpo feminino. Em segundo lugar, Brasília tem um projeto urbanístico inseguro para as mulheres se deslocarem, com altos índices de violência contra elas em passagens subterrâneas, paradas de ônibus isoladas nas avenidas principais e outras localidades. A partir disso, esses foram os locais escolhidos para a colagem do estudo em formato de lambe-lambe.
A conexão entre os monumentos da cidade e o corpo feminino afirma, acima de tudo, o empoderamento, o pertencimento e a ocupação segura da mulher nos espaços da capital. Há elementos nas colagens que não são de minha autoria e os créditos foram devidamente dados no trabalho.
Logo abaixo, você pode ver as artes e, na galeria, as aplicações na cidade (basta passar na seta).







Obrigada por ter chegado até aqui! A seguir, você pode voltar para o menu de projetos ou ver as minhas certificações :)